M e l h o r e s P r á t i c a s C u l t u r a i s d o B r a s i l

 


Observatório de Favelas

Comentários desativados em Observatório de Favelas
Posted 26 de Abril de 2012 by admin in Audiovisual

O Observatório de Favelas é uma organização social de pesquisa, consultoria e ação pública dedicada à produção do conhecimento e de proposições políticas sobre as favelas e fenômenos urbanos. O Observatório busca afirmar uma agenda de Direitos à Cidade, fundamentada na ressignificação das favelas, também no âmbito das políticas públicas.

Criado em 2001, o Observatório de Favelas é desde 2003 uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP). O Observatório tem sede na Maré, no Rio de Janeiro, mas sua atuação é nacional.

O Imagens do Povo é um centro de documentação, pesquisa, formação e inserção de fotógrafos populares no mercado de trabalho. O programa tem como principais projetos: a Agência Escola, a Escola de Fotógrafos Populares, o Banco de Imagens, o Curso de Formação em Educadores da Fotografia, as Oficinas de Fotografia Artesanal (pinhole) e a Galeria 535.

A equipe de fotógrafos da Agência Escola é composta, basicamente, por ex-alunos da Escola de Fotógrafos Populares, que, além de produzirem pautas variadas encomendadas à agência, encaminham suas imagens para o Banco de Imagens do Programa.

O Programa é complementado pelas Oficinas de Pinhole direcionadas às crianças e adolescentes de espaços populares, com objetivo de apresentá-las ao universo fotográfico de forma lúdica, através da técnica de fotografia artesanal.

Links:
Observatório de Favelas – http://www.observatoriodefavelas.org.br/
Imagens do Povo – http://www.imagensdopovo.org.br/
Facebook – http://www.facebook.com/MidiaeFavela

Contato:
Rua Teixeira Ribeiro, 535, Maré. Rio de Janeiro – RJ – Cep: 21044-251
Telefones – 55 (21) 3105-4599 / 55 (21) 3105-0204
Email – contato@observatoriodefavelas.org.br